Governo deve estimular ida de psicólogos para interior do País

Alexandre Loch diz que poderiam ser criadas vagas para psicólogos e psiquiatras atuarem diretamente em Unidades Básicas de Saúde

 07/02/2020 - Publicado há 4 anos

Foram divulgados em dezembro de 2019, pelo Departamento de Informática do SUS (Datasus), dados sobre os Caps (Centros de Atenção Psicossocial), além da quantidade de psicólogos e psiquiatras no País na rede pública e privada. O Nexo Jornal apresentou uma série de infográficos sobre os números disponibilizados, dentre eles o fato de que 300 cidades não possuem psicólogos e quase 3 mil estão sem psiquiatras. São cerca de 4,1 psicólogos para cada 10 mil habitantes no Brasil e 1,1 psiquiatra também para 10 mil habitantes.

“É um dado alarmante. Tínhamos feito um levantamento em 2016 e 2017  em que os números são similares, de 1 a 3 psiquiatras para cada 10 mil habitantes, enquanto nos EUA eram 10 para cada 10 mil. Dos psicólogos tínhamos um dado de 9 a 12 para cada 10 mil habitantes e a Argentina possuía 222 para cada 10 mil. É uma disparidade muito grande. São profissionais de saúde mental que faltam”, aponta Alexandre Loch, professor do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em entrevista ao Jornal da USP no Ar.

Loch também é coordenador científico do Grupo de Psicoses do Laboratório de Neurociências (LIM27) e disse que a falta de profissionais se deve à sua tendência de permanência nos grandes centros brasileiros. Com salários baixos e quase obrigatoriedade de múltiplas cadeiras em serviço público ou consultórios particulares, o docente afirma que “cabe ao Estado o estímulo e até formação de centros universitários, que hoje estão concentrados nas capitais. Se tivéssemos um programa de governo para incentivar as pessoas a irem (para regiões interioranas), a situação iria melhorar”.

Hoje, o atendimento mínimo de saúde mental é feito nos Caps. Segundo Alexandre Loch, eles já estão sobrecarregados, pois acabaram sendo os únicos centros de tratamento, após o correto fechamento de leitos psiquiátricos dos chamados manicômios. “A ideia seria colocar leitos psiquiátricos em hospitais gerais e isso não aconteceu.” Para ele, uma saída seria a criação de vagas para psicólogos e psiquiatras atuarem diretamente em unidades básicas de saúde. Mesmo que haja investimentos nos Caps, eles oferecem tratamento intensivo quando deveriam ser intermediários dos ambulatórios e hospitais. “Eles acabam funcionando como grandes ambulatórios de saúde mental, o que não é correto.”

Ouça a entrevista completa no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.