Uveíte: doença lembra a conjuntivite, mas é bem mais grave

Várias doenças reumatológicas podem também causar uma uveíte de natureza autoimune

 27/01/2020 - Publicado há 4 anos

 

Olhos irritados e doloridos, sensibilidade à luz, embaçamento visual podem lembrar a conjuntivite; no entanto, esses sintomas podem ser sinais de uma doença bem mais séria, conhecida como uveíte, que é uma inflamação da úvea, parte de dentro do olho que sofre uma agressão em seu tecido.

O médico Carlos Eduardo Hirata, supervisor do Serviço de Uveíte do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, explica que, como toda inflamação, a uveíte é causada por uma agressão ao tecido, que pode ser por trauma mecânico (causado por ferimento contuso), ou por traumas não mecânicos, como as doenças infecciosas e doenças autoimunes.

Para o diagnóstico diferencial entre a uveíte e a conjuntivite, é necessário que os exames sejam feitos pelo médico oftalmologista, que usará aparelhos específicos capazes de mostrar as diferenças entre as duas doenças dos olhos. Uma das causas importantes dessa doença é a sífilis, que, se tratada corretamente, pode ser curada. A toxoplasmose também pode ser responsável pelo surgimento da uveíte.

Ouça a íntegra da entrevista no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.