Coralusp abre inscrições para o primeiro semestre

Aberta para toda a população, inscrição deve ser feita entre 13 de janeiro e 31 de março ou enquanto houver vagas

20/01/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 30/01/2020 as 11:24
Coral da USP, regência do professor Eduardo Fernandes – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Em atividade desde 1967, o Coral da Universidade de São Paulo (Coralusp) abriu inscrições para selecionar novos membros para este primeiro semestre. Para se inscrever, o candidato deve acessar o
site do Coral da USP e ir na aba “faça parte”. Com inscrições gratuitas, as vagas disponíveis são destinadas a todos os interessados em participar de atividades musicais e se aperfeiçoar como cantor. Aberto a toda a população, não é necessário ter vínculo com a USP para fazer parte do Coral. Bem como não há exigência de experiência, sendo que o único pré-requisito é ter mais de 18 anos.

“É uma das atividades de extensão autênticas da USP. Tanto na entrega musical de qualidade com os concertos gratuitos, quanto na parte democrática de ter pessoas vinculadas à USP e pessoas de fora”, afirma Eduardo Fernandes, diretor artístico do Coralusp.

Parte da história

Órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, o Coral da USP foi criado em 1967, composto de estudantes da Escola de Enfermagem e da Escola Politécnica. Com grande sucesso, o coral se expandiu e hoje é formado por 15 grupos e duas oficinas corais sediados nos bairros do Butantã (Cidade Universitária), Centro (Faculdade de Direito da USP no Largo São Francisco), Bela Vista (Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá – CPC-USP) e na Lapa (Prefeitura Regional da Lapa).

Fernandes conta que há algumas características bastante interessantes do Coral, além da questão musical. O fato, por exemplo, de o Coral cantar em lugares distintos como como na Praça do Relógio ou em frente ao bandejão central, na Cidade Universitária, e na elegante Sala São Paulo prova isso. “Não tem essa coisa elitista, o Coral busca todos os espaços.”

Ao longo dos 53 anos já são cinco prêmios APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), além de apresentações na TV e em diversas cidades brasileiras e turnês na Europa, África, Estados Unidos e Argentina. Muitos dos ex-membros hoje em dia cantam no coral da Osesp, do Teatro Municipal, ou são profissionais que atuam fora como regentes. “Além de pessoas que são da música popular, como Negra Li.”

Hoje, os grupos e oficinas corais estão sob condução artística de sete regentes, quatro professores de técnica vocal, um professor de teclas e são compostos de aproximadamente 560 cantores.

Integrantes do Coral da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O teste

Cada grupo do Coralusp opta por um ou vários estilos musicais em seu repertório. Rock, música popular brasileira, black music, música erudita, jazz e soul são alguns dos estilos escolhidos. Os interessados podem verificar o repertório de cada grupo clicando neste link antes de realizar a inscrição.

Quem é aprovado no teste vocal para o grupo pretendido, escolhe os dias e horários de ensaios, que geralmente ocorrem duas vezes na semana com duração de duas ou três horas cada. Ainda há a chance de frequentar as aulas que o Coral oferece.

“Se você entrou no coro e aprende as músicas que acompanham seu repertório em certos dias e horários, disponibilizamos outras faixas alternativas para essas aulas. São séries de aulas que incluem técnicas vocais, aulas em grupo e individuais, naipes, teoria musical, história da música e percepção”, explica Fernandes.

Se o interessado não for aprovado de primeira, existe a opção de oficina vocal: um projeto de iniciação de pessoas que nunca cantaram, com módulos de diferentes durações. Terminando a oficina, há outro teste para o coro e geralmente a entrada do pretendente é confirmada. “Tentamos democratizar ao máximo a entrada das pessoas com essa ideia da oficina.”

Inscrições para novos membros do Coralusp – 1º semestre

| De 13 de janeiro a 31 de março de 2020 – Vagas limitadas

Como

| Os interessados devem acessar o site www.coralusp.prceu.usp.br, clicar no link “faça parte” e preencher o formulário. Após preencher a ficha de inscrição os candidatos deverão realizar o agendamento do teste vocal pelos telefones: (11) 3091-3930 ou (11) 2648-0815, das 9 às 16 horas.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail coralusp@usp.br  ou pelos telefones acima.

Com informações de Elcio Silva, Comunicação – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP