Professora olímpica: na internet, Katia Rubio comenta os jogos 2016

Membro da Academia Olímpica Brasileira, a professora da USP fala sobre os jogos em sites e canal no YouTube

 09/08/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 11/08/2016 as 10:47
Por
reg. 243-16 EEFE - Escola de Educação Física e Esporte. Professora Katia Rubio. 08/08/2016 Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Katia Rubio é professora da EEFE e criadora do canal Olimpiar – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Katia Rubio sempre esteve envolvida com esportes e com o mundo olímpico. Professora da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP e membro da Academia Olímpica Brasileira, ela encontrou, neste ano em que o Brasil sedia os jogos pela primeira vez, uma oportunidade notável para criar e aperfeiçoar canais de comunicação com o público sobre o assunto.

No blog Olimpianas, Katia discorre sobre as diversos aspectos que envolvem os jogos olímpicos. O texto mais recente traz um relato divertido e emocionado sobre a experiência de carregar a tocha olímpica durante sua passagem em São Paulo, e menciona a campanha que encabeçou, para que todos os atletas brasileiros que já participaram de Olimpíadas tivessem a mesma oportunidade.

O blog abre espaço para comunicar, de forma mais leve e acessível, o que a pesquisadora produz na Universidade. “Desde o meu doutorado, eu sempre tentei me comunicar além da linguagem acadêmica. Na universidade, existe a preocupação em produzir conhecimento, mas nem sempre esse conhecimento é acessível. A função do Olimpianas é essa: tratar daquilo que eu faço na pesquisa na Universidade em uma linguagem acessível para o grande público”, diz Katia.

Banco de atletas

Além do blog, ela também criou o site Olimpianos. A página é resultado de uma pesquisa de 17 anos sobre a vida de atletas olímpicos brasileiros, com informações em português, inglês e espanhol. A plataforma é uma extensão do livro Atletas Olímpicos Brasileiros, escrito por Katia, que apresenta biografias desses esportistas.

A intenção é que o site seja um canal onde os próprios atletas possam, daqui a um tempo, editar as informações sobre si mesmos.“Muitos reclamaram que o texto sobre eles que foi para o livro impresso era muito pequeno em comparação a tudo que eles falaram. E eu entendo isso porque são dez, 15 anos de vida dedicados ao esporte que muitas vezes a gente resume em 20 linhas. O formato em papel tinha limitações e por isso nós tivemos que parar o livro em 600 páginas ou teríamos que fazer mais de um volume para poder dar conta de tudo”, conta a professora.

Olimpíadas em vídeo

Katia acaba de criar, também, um canal no YouTube, o Olimpiar, para falar de assuntos diversos sobre o universo olímpico, como a tocha, a abertura dos jogos e até mesmo a presença da mulher no futebol. “Nós temos um conhecimento específico que nos permite entender algumas coisas que acontecem lá que o público não tem acesso.”

O canal contará com a presença de especialistas da EEFE para levar um conhecimento privilegiado sobre o que está acontecendo nos jogos Rio 2016.

Assista, abaixo, um vídeo em que Katia Rubio comenta a vitória da lutadora de judô Rafaela Silva, que conquistou o primeiro ouro do Brasil nos jogos.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.