Decisão inédita do COI adia Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021

O Comitê Olímpico Internacional se rendeu depois de alguns países terem anunciado que não enviariam suas delegações em razão da pandemia do coronavírus

24/03/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 31/05/2020 as 16:21
Logo da Rádio USP

Numa decisão considerada inédita, os Jogos Olímpicos de Tóquio não mais serão realizados nas datas planejadas. Por causa da pandemia do coronavírus, o COI (Comitê Olímpico Internacional) resolveu adiar o evento  para 2021, em data ainda a ser confirmada. É a primeira vez, na era moderna, que os jogos são adiados, tendo sido cancelados em três ocasiões no passado – 1916, 1940 e 1944 -, motivadas pela Primeira e Segunda Guerra Mundiais.

A decisão foi comemorada por delegações e atletas, que estavam aguardando um posicionamento oficial tanto do COI quanto do governo japonês, e depois de alguns países terem anunciado que não enviariam suas delegações, num momento em que a quarentena é incentivada em diversos territórios. Para a professora associada da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, Katia Rubio, foi a coisa certa a fazer. Ela acredita que, se fosse mantida, a competição seria um fiasco, e disse também que esse é um momento de se reorganizar para o futuro e de união em prol de algo maior. E mais: ainda de acordo com ela, os atletas devem usar a sua voz para ajudar no processo de conscientização mundial sobre a ameaça representada pelo coronavírus.

Acompanhe, pelo player acima, a íntegra da matéria.