Ministério da Saúde lança guia de nutrição infantil

A inclusão de açúcar e alimentos ultraprocessados na dieta de crianças até dois anos é contraindicada

 16/12/2019 - Publicado há 4 anos
Por
Logo da Rádio USP

O Ministério da Saúde lançou o novo Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos, em que traz a recomendação de açúcar zero e o não oferecimento de alimentos ultraprocessados para as crianças dessa faixa etária. Viviane Laudelino Vieira, professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, explica que alguns produtos podem desencadear alergias e outros problemas de saúde, além de terem valores nutricionais inadequados.

O guia traz também a necessidade de oferecer apenas leite materno até os seis meses e continuar a amamentação junto à alimentação até os dois anos, no mínimo. A nutricionista explica que a importância não é apenas nutricional, mas que o aleitamento materno também é responsável por auxiliar na questão imunológica da criança e está relacionado com a menor prevalência de problemas, como a obesidade e doenças crônicas, como o diabete.

Quando a criança sofre desmame precoce, anterior aos dois anos de idade, fica mais propensa à obesidade, pois pode ocorrer uma introdução alimentar inadequada, com alimentos que vão ter características nutricionais que não seriam as recomendadas para aquele organismo. A professora ainda explica que isso está atrelado à realidade e à cultura das famílias.

Questões socioeconômicas podem influenciar, pois o acesso à alimentação saudável não é tão simples. Mesmo a prática do profissional da saúde, muitas vezes cercada por zelo, pode fazer com que ele recomende alimentação excessiva para a criança sem ter o cuidado com o sobrepeso do menor.

Ouça a matéria na íntegra no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.