“Aulão” discute consumo de álcool, saúde mental e empreendedorismo

A aula presencial reuniu estudantes matriculados em três disciplinas oferecidas pela Pró-Reitoria de Graduação

27/11/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 28/11/2019 as 15:41
Os professores Andrés Aguirre Antúnez (esquerda), Arthur Guerra (centro) e André Leme Fleury ministraram uma aula conjunta no dia 26/11 – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No dia 26 de novembro, alunos de três disciplinas on-line oferecidas pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) participaram de uma aula presencial e conjunta, no auditório Ariosto Mila da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

A aula foi ministrada conjuntamente pelos professores Arthur Guerra de Andrade, professor do Instituto de Psiquiatria e coordenador da disciplina PRG011 Álcool, Saúde e Sociedade; Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, professor do Instituto de Psicologia e coordenador da disciplina PRG006 Do Estresse à Boa Saúde Mental; e André Leme Fleury, professor da FAU e coordenador da disciplina PRG005 Fundamentos em Empreendedorismo.

Essa foi a primeira grande aula – um “aulão” – organizada com o objetivo de reunir simultaneamente várias disciplinas PRG, abrir um espaço para interagir com os professores e promover a interdisciplinaridade.

“Há alguns anos a PRG tem oferecido disciplinas on-line, com temas transversais, a todos os seus alunos de Graduação. Com o sucesso dessa iniciativa, estamos agora pensando em oferecer o conteúdo das aulas também aos alunos de escolas públicas do ensino médio”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

Alunos das três disciplinas participaram da aula presencial no auditório da FAU ou acompanharam pela IPTV – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Disciplinas PRG

A ideia de criar disciplinas transversais optativas vinculadas diretamente à Pró-Reitoria de Graduação surgiu em 2016, com a disciplina PRG001 Esporte na Graduação: da Teoria à Prática.

Essas disciplinas são oferecidas a todos os alunos de graduação da USP, não têm pré-requisitos, valem créditos e não são vinculadas a nenhuma unidade de ensino específica, mas à Universidade como um todo.

Atualmente são oferecidas 12 disciplinas, embora nem todas estejam disponíveis em todos os semestres. A base teórica é ministrada virtualmente, por meio do Portal e-Disciplinas. Assim, os alunos têm liberdade para gerenciar seus programas de estudos, pois não há quantidade máxima nem mínima de aulas a serem assistidas e o horário para acessá-las também é livre. A parte prática compreende atividades presenciais realizadas em grupos, dependendo da disciplina.