Situação das emissões de gases do efeito estufa é alarmante

Resultados divulgados recentemente pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM) mostram que o tema deve ser prioridade na agenda da sustentabilidade

 28/11/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 04/12/2019 as 14:48

Em 2018 houve um recorde de emissões de gases do efeito estufa, segundo o relatório da OMM da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado anteontem, terça-feira, 26 de novembro. “Essa informação é mais ‘alarmante’ do que toda a questão das mudanças climáticas”, alerta o professor José Eli da Veiga. Segundo ele, a notícia mostra que as metas estabelecidas no Acordo de Paris, em 2015, que regem medidas de redução de emissão de gases de efeito estufa a partir de 2020, já são insuficientes. “Em função desse cenário, a expectativa é que os países que assinaram o Acordo de Paris cumpram os compromissos estabelecidos”, diz o colunista.

Outra recomendação do professor Eli da Veiga é que as pessoas realmente preocupadas com questões de sustentabilidade no século 21 considerem o tema como prioridade em suas agendas. “Esse não pode mais ser um dos mil assuntos que tenhamos de lidar todos os dias”, aconselha. Nessa linha, o colunista faz um apelo aos jovens para que compareçam ao encontro Sexta pelo Clima – Fridays For Future, ou simplesmente “FFF”, que acontecerá nesta sexta-feira (29), no Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. “Vale lembrar que o evento foi tema desta coluna na semana passada”, enfatiza Eli da Veiga.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.