Conferência na USP discute a presença húngara no Brasil

Evento será dia 1º de novembro, das 9 às 18 horas, no campus Cidade Universitária da USP, em São Paulo

29/10/2019 - Publicado há 4 anos

No dia 1º de novembro, a USP realiza a quinta conferência sobre a presença húngara no Brasil, com foco em inovação, ciência e tecnologia. “A conferência é para estreitarmos as relações existentes entre os dois países nos campos da educação, cultura e ciência. Tratará sobre como a inovação pode fortalecer a cooperação entre as instituições acadêmicas dos dois países, concretizar acordos assinados nos últimos anos entre a USP e Universidades Húngaras”, explica Anita Demkó, professora de língua e cultura húngara da USP.

A Hungria não é um país rico em recursos naturais, mas a inovação tem ajudado o país a superar a escassez desses recursos. Eles já contam com 12 prêmios Nobel, invenções desde a caneta esferográfica, passando pela água com gás, até a vitamina C. A capital Budapeste sedia o Instituto Europeu da Inovação e Tecnologia, entre outras ações na área de inovação.

A cônsul comercial da Hungria no Brasil, Zsuzsanna László, afirma que “nosso lema é, em vez de ter mercadorias made in Hungary, dar foco aos produtos e serviços invented in Hungary.

O evento contará com professores, cientistas e pesquisadores dos dois países. Ele será das 9 às 18 horas, no Auditório István Jancsó na Biblioteca Brasiliana, localizado na Rua da Biblioteca, 21, campus Cidade Universitária, bairro Butantã, São Paulo. A entrada é gratuita e aberta ao público, mas é necessário se inscrever neste link. Durante a conferência, haverá dança, música e apresentações culturais.

A organização é do Curso de Extensão de Língua e Cultura Húngara da USP, com o apoio financeiro da Fundação Pallas Athene Domus Sapientiae (PADS), do Banco Nacional Húngaro, além da embaixada da Hungria no Brasil, do consulado geral da Hungria em São Paulo, do Colégio dos Reitores Húngaros e da Universidade de Pécs.

Mais informações: http://hungarosnobrasil.com.br/