USP desenvolve pesquisa sobre Rede de Atenção Psicossocial

Rede de Atenção Psicossocial oferece serviços de alta complexidade, mas não está em 23 dos 39 municípios da região metropolitana

 25/10/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

O modelo assistencial em saúde mental é redirecionado no ano de 2001, pela Lei nº 10.216. Desde então, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) começou a se desenvolver em substituição aos hospitais psiquiátricos. O Observatório de Saúde na Região Metropolitana de São Paulo desenvolveu uma pesquisa sobre saúde mental, com foco na situação da RAPS. O Jornal da USP no Ar conversa com a pesquisadora Alina Zochi, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, e com o coordenador do Observatório de Saúde, Álvaro Escrivão Júnior, professor de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina (FM) da USP.

O Observatório de Saúde surge em 2003, como uma iniciativa do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde e Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. O professor Escrivão Júnior esclarece que o projeto é sediado na FSP e recebe um apoio fundamental da Universidade. A proposta do Observatório é “discutir, estudar e propor soluções para as questão de saúde no âmbito da Região Metropolitana de São Paulo”.

Alina conta que a Rede de Atenção Psicossocial trabalha com inúmeros componentes, começando com a Atenção Básica e seguindo para serviços de média e alta complexidade. Uma das maiores dificuldade da RAPS na Região Metropolitana de São Paulo é distribuir o atendimento: dos 39 municípios da região, 23 não têm profissionais da Rede de Atenção Psicossocial, revela Escrivão Júnior.

O seminário Rede de Atenção Psicossocial na Região Metropolitana de São Paulo acontece no dia 29, às 9h, no Anfiteatro João Yunes da FSP.

Ouça a entrevista, na íntegra, no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.