Pesquisador fala como vida urbana interfere na saúde

Médico e pesquisador da USP Paulo Saldiva participa de palestra no dia 10 de outubro, às 19 horas; haverá transmissão pela internet

 07/10/2019 - Publicado há 4 anos
Por

Viver em cidades, principalmente as de médio e de grande porte, pode interferir mais na saúde do que se imagina. Para discutir esse tema, a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP e o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) trazem para o Ciclo de Conferências sobre o Futuro do Brasil o patologista e diretor do IEA Paulo Saldiva.

O evento será realizado no dia 10 de outubro, a partir das 19 horas, no Auditório da FDRP. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.

Autor do livro Vida urbana e saúde e de várias pesquisas nessa temática, o docente vai discutir questões ligadas ao cotidiano urbano, como poluição, sedentarismo, estresse e obesidade. Problemas de saúde relacionados a esses temas podem atingir pelo menos 84% dos brasileiros, já que, segundo o IBGE, essa é a porcentagem da população que vive atualmente em cidades. 

Saldiva é formado pela Faculdade de Medicina da USP e tem doutorado, pós-doutorado e livre-docência pela mesma instituição. Concentra atividades de pesquisa nas áreas de anatomia patológica, fisiopatologia pulmonar, doenças respiratórias e saúde ambiental, ecologia aplicada, cidades e saúde humana, humanidades e antropologia médica. Atualmente, é professor titular do Departamento de Patologia da FMUSP e diretor do IEA.

Sobre o Ciclo de Conferências

Pensar o futuro do Brasil e do mundo mostra-se mais urgente do que nunca. Os desafios são inúmeros e estão ligados a diversas temáticas: energia, cidade, direitos humanos, democracia, imprensa, ideologia e pluralismo, globalização, concentração da riqueza, meio ambiente, entre outros.

Para propor essa discussão, o Ciclo de Conferências sobre o Futuro do Brasil tem trazido, em 2019, especialistas da USP e de outras universidades em palestras abertas ao público, sempre realizadas às 19 horas, no auditório da FDRP.

O evento é promovido pela FDRP, em parceria com o IEA-RP, com apoio da Rádio USP, Jornal da USP e as Comissões de Graduação da FDRP, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Mais informações: iearp@usp.br ou (16) 3315 0368.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.