Estudo associa tipo de dieta ao surgimento de sintomas depressivos

Colunista comenta sobre pesquisa que indica relação entre consumo de ultraprocessados e depressão

 03/10/2019 - Publicado há 4 anos

A depressão pode ser motivada por inúmeros fatores sociais, psicológicos e até mesmo biológicos. A novidade em relação a essa doença é que o tipo de dieta pode ser responsável também pelo aparecimento de sintomas. Alexandre Faisal comenta na coluna de hoje sobre o estudo francês que comprovou essa possível relação.

Alimentos ultraprocessados já foram objeto de vários estudos, nos quais se comprovou sua relação com a obesidade, além do excesso de gorduras e sais não favoráveis à saúde. A pesquisa francesa complementa esse cenário conhecido pela perspectiva da saúde mental. Faisal conta que “participaram do estudo mais de 20 mil mulheres e mais de 6.300 homens que não tinham sintomas de depressão no início da pesquisa e foram avaliados ao longo de cinco, seis anos. Após esse período de análise, apareceram cerca de 2.200 novos casos de sintomas depressivos”. Uma possível causa é a inflamação da microbiota intestinal.

Saiba mais clicando no player acima.


Saúde Feminina
A coluna Saúde Feminina, com o professor Alexandre Faisal,  no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.