O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia os estudantes de escolas públicas e particulares do ensino médio e sua nota serve para conseguir uma bolsa em faculdade particular (Prouni), entrar na universidade pública sem fazer vestibular (Sisu) ou obter financiamento estudantil (Fies).
Frente a isso, todos os anos milhões de estudantes realizam a prova que se tornou o “maior vestibular do País”. Além de todo o conhecimento necessário para realizar dois dias de exames de diversas disciplinas, o candidato precisa ainda saber lidar com as emoções. Nervosismo, ansiedade, cobrança dos pais e dos amigos, as dúvidas da profissão e da própria idade podem atuar e impedir um bom desempenho.
A repórter Sandra Capomaccio conversou com a psicóloga Maria da Conceição Uvaldo, professora especializada em orientação profissional do Instituto de Psicologia da USP, para obter algumas dicas de como ajudar essa moçada a enfrentar esses dois dias de maratona. O primeiro passo para controlar a ansiedade é relaxar nos dias que antecedem a prova, praticando atividades esportivas ou participando de reuniões com amigos para “jogar conversa fora”.
Acompanhe a matéria no link acima.