56% dos bebês tomam refrigerante antes de completar um ano

A alimentação inadequada de bebês traz consequências a longo prazo; quadro é preocupante entre os recém-nascidos

 31/10/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 04/11/2019 as 10:34
Logo da Rádio USP

As crianças estão sendo alimentadas de forma totalmente errada cada vez mais cedo. Ao invés de alimentação natural, os bebês ingerem produtos industrializados. Essa afirmação é do pediatra Ivan Savioli Ferraz, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Segundo o professor, não existe um estudo de âmbito nacional que trace esse cenário, mas existem pesquisas realizadas no âmbito regional de várias partes do País. 

Essas pesquisas, diz o professor, revelam um quadro extremamente preocupante. Antes de completar 1 ano de idade, 56% dos bebês já tomaram refrigerante e 65,3% já comeram macarrão instantâneo. Cerca de 43% já ingeriram suco de caixinha e gelatina antes dos seis meses de vida. 

O professor revela ainda que a média de idade de um bebê que come pela primeira vez um chocolate, pirulito, bala e embutidos é de 10 meses. O primeiro contato com café se dá entre os 6 e 7 meses de idade. “As dificuldades da vida moderna levam os pais a procurarem alternativas mais práticas para alimentar seus filhos. Por outro lado, há uma deficiência na informação dos riscos pelos agentes de saúde”, explica o professor. 

Savioli Ferraz lembra que uma alimentação inadequada traz consequências danosas à saúde do bebê, principalmente a longo prazo, uma delas é a obesidade. Não por acaso, segundo o professor, o aumento da obesidade em crianças no Brasil triplicou nas últimas décadas e já se transformou em epidemia na fase adulta.

Ouça no link acima a entrevista na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.