Em São Paulo, sarau reúne arte e divulgação científica

No dia 5 de outubro, cientista explica aplicação do blockchain e bitcoin além das criptomoedas; no dia 19, o tema é aprendizado de máquina

03/10/2019 - Publicado há 4 anos

Reunir ciência, apresentações artísticas e musicais em um ambiente descontraído. O INCT Internet do Futuro para Cidade Inteligentes, sediado na USP, em parceria com o Espaço t.a.z,  organizam saraus que buscam aproximar o público das artes e de assuntos relacionados à ciência da computação. Realizada na capital paulista, a próxima apresentação será neste sábado, 5 de outubro, às 19 horas, e vai falar sobre o uso de blockchain e bitcoin.

Você sabia que a blockchain é o único sistema on-line do mundo que jamais foi hackeado? Blockchain é a tecnologia computacional que está por trás das criptomoedas (moedas virtuais). O professor Arlindo Conceição, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apresentará o princípio básico de funcionamento do sistema e as principais características de ferramentas baseadas nele, como a criptomoeda Bitcoin, a rede Ethereum e a plataforma Hyperledger.

Os desafios sobre o uso da tecnologia e os impactos no nosso dia a dia também estão na pauta de discussões. E haverá um pocket show de Anselmo Mancini & Kooi Kawazoe e projeção do VJ Vini Santos.

No dia 19 de outubro, às 18h30, é a vez do professor Roberto Marcondes, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, falar sobre aprendizado de máquina. As apresentações de música será com Bob Toscano e de dança, com P. Petreca.

A entrada é gratuita. O espaço t.a.z fica na Alameda Itu, 174, São Paulo.

Mais informações: https://pt-br.facebook.com/taz.espaco/