Orquestra de Câmara da USP e a Mundana Refugi se unem em concerto

Conjuntos se apresentam nesta sexta-feira, dia 27, às 21 horas, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo

 26/09/2019 - Publicado há 5 anos
A Orquestra de Câmara (Ocam) da USP, que nesta sexta-feira faz concerto com a Orquestra Mundana Refugi – Foto Marcelo Macauê

Acontece nesta sexta-feira, dia 27, o concerto da Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP em conjunto com a Orquestra Mundana Refugi, da qual fazem parte imigrantes e refugiados de várias partes do mundo, assim como brasileiros. Os músicos da Mundana Refugi têm origem em países como Palestina, Irã, Guiné e Congo, e cada um traz uma parte de sua cultura para o grupo.

Sob a regência do maestro Gil Jardim, a Ocam traz obras de Villa-Lobos e Guerra Peixe, enquanto a Orquestra Mundana Refugi apresenta repertório com músicas de artistas como o congolês Lokua Kanza e o tunisiano Raouf Jemni. Essas peças contam ainda com instrumentos tradicionais, como o kanun, utilizado nas composições de Jemni. As duas orquestras apresentam juntas, ainda, composições de Carlinhos Antunes, diretor artístico da Mundana Refugi, como Africanita, de Chico Buarque de Holanda e do Coletivo Refugi.

O concerto acontece às 21 horas no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer (Avenida Pedro Álvares Cabral, sem número, portão 2, Parque Ibirapuera, em São Paulo). Os ingressos podem ser adquirido por este site.

Ouça nos links acima o programa Via Sampa, da Rádio USP (93,7 MHz), que no dia 25 de setembro apresentou entrevista com Gil Jardim e Carlinhos Antunes, além de exibir músicas interpretadas pela Ocam e pela Orquestra Mundana Refugi.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.