USP recebe inscrições para mestrado e doutorado em Estatística

Pós-graduação é oferecida pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME); são 25 vagas para mestrado e 18 para doutorado

 17/09/2019 - Publicado há 5 anos
Programa de Pós-Graduação é oferecido no Instituto de Matemática e Estatística da USP, em São Paulo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Programa de Pós-Graduação em Estatística do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, em São Paulo, está com inscrições abertas para seu processo seletivo. São 25 vagas de mestrado e 18 de doutorado.

No mestrado, as inscrições seguem até 18 de outubro. O exame de admissão será em novembro. Há, ainda, uma segunda oportunidade de participar, que será aberta a partir do dia 21 de outubro e se encerra em 6 de dezembro. Neste segundo caso, a prova será somente em fevereiro de 2020.

As inscrições para o doutorado e doutorado direto terminam no dia 31 de outubro. O candidato pode ler os editais e acessar os exames de admissão de anos anteriores pelo site.

O programa do IME foi o primeiro da área criado no Brasil. A pesquisa em estatística e probabilidade é fundamental para a extração, análise e geração de conhecimento e envolve temas como Big Data, Machine Learning e inteligência artificial. A formação na área é fundamental para desenvolvimento e aplicação de novos métodos de análise de dados, criando um campo interdisciplinar conhecido como ciência de dados. 

De acordo com o coordenador do programa, professor Anatoli Iambartev, os ingressantes poderão escolher uma de quatro áreas de concentração: a estatística, probabilidade, ciência de dados e atuária e finanças. “Buscamos candidatos interessados, proativos e ambiciosos, que objetivam um futuro profissional tanto acadêmico como no mercado e que não tenham medo de enfrentar dificuldades para alcançar seus objetivos”, afirma. 

Com informações do Programa de Pós-Graduação em Estatística do IME

Mais informações: https://www.ime.usp.br/mae/pos/

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.