Recorde de emissão de gases do efeito estufa preocupa pesquisadores

Reflexos do problema podem ser vistos com as atuais mudanças climáticas

02/09/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP
Foto: Visualhunt

O Relatório do Clima de 2018, divulgado no Boletim da Sociedade Americana de Meteorologia, mostrou que as emissões de gases do efeito estufa atingiram novo recorde, fato que preocupa cientistas. Luciana Gatti, professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), em parceria com a USP, explica que o fenômeno acontece devido a compostos na atmosfera que possuem a capacidade de absorver radiação na forma de calor. Entre os principais, a água, o metano, CO2 e N2O.

O efeito estufa está intimamente relacionado com as mudanças climáticas observadas no planeta, que levam ao derretimento de geleiras, temperaturas extremas, alterações no ecossistema, entre outros problemas. A pesquisadora acredita que o Brasil vive um período de retrocesso, pois antes o País era visto como referência no campo energético e agora está investindo em combustíveis fósseis, responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa, ao invés de utilizar a tecnologia já conquistada para trabalhar com o etanol.

Luciana Gatti diz que deve haver uma adaptação por parte da população, pois o período pede por mudanças. A ciência entra como fator importante para solucionar tal problema, mas está sendo negligenciada. “O que é relevante é sentar junto em sociedade, comunidade científica, governo e pensar a solução de maneira sábia; é preciso usar a sabedoria para administrar o presente e o futuro”, completa a professora.

Ouça a matéria, na íntegra, no áudio acima.