Combate às mudanças climáticas passa por uma série de medidas

Segundo o professor Tércio Ambrizzi (IAG), mudanças no sistema alimentar e um uso mais consciente da terra são importantes tanto para a saúde quanto para o clima

 06/09/2019 - Publicado há 5 anos
Por

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas lançou no último mês um relatório importante focado nas relações entre o sistema alimentar, os usos da terra e as mudanças climáticas. O professor Tércio Ambrizzi, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, citou os principais pontos do documento.

Além do alerta sobre o uso da terra, o relatório também aponta para a necessidade de uma mudança dos hábitos alimentares, que para o professor, não é apenas uma questão ambiental, mas também de saúde. Ambrizzi acredita que a evolução da ciência possa tornar o uso da terra cada vez mais efetivo e sustentável.

Ambrizzi ainda destacou a importância de preservar as florestas e de ter um uso racional da terra. O professor também apontou o porquê do uso terra e dos hábitos alimentares frequentemente serem deixados de lado quando tratamos de mudanças climáticas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.