Hiparco fundou a astronomia científica muito antes do telescópio

Fazendo medidas precisas e catálogos estelares, astrônomo grego que viveu 150 anos a.C. é considerado o pai da astronomia científica

 23/08/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Hiparco foi um astrônomo grego da cidade de Niceia, na atual Turquia, que viveu 150 anos a.C. Entre outros feitos, ele mediu com exatidão a duração do ano e a distância entre a Terra e a Lua, fez um dos primeiros catálogos de estrelas e elaborou a previsão de eclipses até 600 anos antes de acontecerem. Tudo isso sem usar sequer um telescópio rudimentar.

Nesta edição de Entender Estrelas, o astrofísico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP fala deste que é tido como o fundador da astronomia científica.

Ouça o professor João Steiner clicando no player acima.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, no Youtube, com produção dda Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.