“Astronomia ao Meio-Dia”: encontros na USP apresentam o Universo ao público

Ciclo traz palestras com linguagem científica acessível para estudantes e demais interessados; próximo encontro será dia 29 de agosto

27/08/2019 - Publicado há 5 anos
Ciência astronômica estuda os diversos fenômenos do espaço – Imagem: NASA, ESA e G.Bacon

A astronomia é a ciência que estuda o universo, as galáxias e os corpos celestes, suas origens e movimentos. Ela envolve muitas teorias e conceitos e conhecê-los pode tornar-se uma tarefa complexa para quem se interessa pelo assunto. Pensando nisso, o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP promove o ciclo de palestras Astronomia ao Meio-Dia.

Cada semana, uma palestra diferente é realizada, sempre envolvendo temas relacionados à área. Esta semana, por exemplo, o tema do encontro é Antenas na Astronomia: Que tipo de contato estamos buscando?. Daniele Ronsó, doutoranda do IAG, é quem ministrará o curso, que acontece no dia 29 de agosto, às 12 horas, no Auditório 1, no Bloco Principal do instituto.

Nesta sessão, serão apresentados alguns dos objetos de estudo da radioastronomia, tema que envolve os campos da astroquímica e astrobiologia. A identificação de moléculas e o entendimento de seus processos de formação são parte do que será debatido, além de como a ciência básica é capaz de impulsionar o desenvolvimento tecnológico, melhorando a capacidade científica dos países.

Um dos objetivos deste ciclo de eventos é tornar a linguagem científica acessível ao público. Para isso, diversos pesquisadores são convidados. Todos os encontros possuem, também, um momento de perguntas e respostas, para esclarecer as dúvidas dos participantes.

Todos os encontros promovidos pelo Astronomia ao Meio-Dia são gratuitos e não é necessário realizar inscrição para participar. Eles são destinados a todos que queiram aprender um pouco mais sobre astronomia, especialmente alunos dos cursos de graduação que tenham essa temática em suas grades curriculares.

O IAG fica na Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária, em São Paulo-SP.

Mais informações sobre as próximas palestras podem ser encontradas no site do projeto