Country e Folk são dois subgêneros do rock

Inspirados pelo Rock tradicional, o Country e o Folk marcaram pela busca de suas raízes em protesto à sociedade

 14/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 11/02/2021 as 13:26

Nesta edição do programa História do Rock, o professor Mario de Vivo fala sobre dois subgêneros do rock, o Country Rock e o Folk Rock, assim como as características que os distinguem.

De acordo com o professor De Vivo, o Folk é muito comum no Reino Unido, “tendo sua base nos cantadores populares, de vilas, ruas e palácios, contando histórias para todos”. Composto por harmonias vocais afinadas, este tipo de tradição é muito antiga e persiste até hoje, inclusive no Brasil, com os músicos sertanejos. 

O Country é um estilo musical que veio a partir da fusão com o rock, mas que manteve em sua essência as principais características dele, com músicas curtas e instrumentos bem conhecidos, como guitarra, bateria e contrabaixo.

O professor também conta que ambos os subgêneros tiveram ascendência nas décadas de 1960 e 1970, a partir do grande engajamento dos jovens na busca por sua raízes e em protesto à sociedade do consumismo.

Ouça no link acima a íntegra do programa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.