Pessoas com implantes dentários doentes podem fazer tratamento na USP

Estudo na Faculdade de Odontologia, em São Paulo, precisa de voluntários com peri-implantite para acompanhamento durante um ano

 22/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 06/08/2019 as 18:50
Pesquisa procura efetividade em tratamento para implantes doentes – Foto: Reprodução

Está com problemas em seu implante dentário? Um projeto de pesquisa da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, em São Paulo, estudará a ação do tratamento contra a peri-implantite, doença que atinge a área ao redor dos implantes. A peri-implantite é uma doença que atinge os implantes osseointegrados – integrados ao osso – provocando a perda óssea e até mesmo do implante.

A FO busca voluntários de diversos perfis para comparação. O primeiro será composto por quem se enquadra no grupo de risco, ou seja: pessoas que possuam implantes dentários e que sejam diabéticas, fumantes ou com histórico de doença periodontal, inflamação nas gengivas e em torno do dente. O segundo é o grupo controle, fora do risco. O tratamento é gratuito.

O estudo avaliará a resposta clínica ao tratamento cirúrgico da peri-implantite, oferecido pelos próprios pesquisadores, por cerca de um ano. O tratamento propõe a retirada das bactérias que se desenvolvem em torno dos implantes e a cirurgia é gratuita – mas próteses e implantes novos não estão inclusos caso a troca se torne necessária.

“Queremos acompanhar por um ano os pacientes e descobrir se a resposta será igual ou diferente nesses grupos de pacientes”, explica Luiz Lima, professor responsável pela pesquisa.

O voluntário terá seu acompanhamento nas clínicas de atendimento da FO, às segundas e quartas-feiras à tarde. Cada paciente terá um cronograma particular para comparecer.

A peri-implantite é um processo inflamatório que resulta na perda de osso de suporte nos tecidos que envolvem os implantes, podendo haver sangramento e supuração nas áreas ao seu redor, além de mau hálito e gosto ruim na boca. Essa é a complicação biológica mais frequente de implantes dentários.

Os interessados devem entrar em contato através do e-mail projetopi.fousp@gmail.com, com o Whatsapp (11) 94528-3581 ou pela página no Facebook, Projeto Peri-Implantite da FOUSP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.