Evento mostra experiência em ensinar com cultura

No dia 17 de setembro, uma bela apresentação da Orquestra Sinfônica da USP marcou o início do simpósio Aprender com Cultura e Extensão. O evento expõe até quarta-feira, dia 19, no Paço das Artes, mais de 600 projetos realizados nos últimos anos em que Universidade contribuiu diretamente com a sociedade, em uma mostra viva do que significa a extensão.

 18/09/2012 - Publicado há 12 anos
Por
A pró-reitora de Cultura e Extensão, Maria Arminda do Nascimento Arruda, exaltou a reformulação por quais as políticas para extensão passaram recentemente

Na manhã do dia 17 de setembro, uma bela apresentação da Orquestra Sinfônica da USP marcou o início do simpósio Aprender com Cultura e Extensão. O evento expõe até quarta-feira, dia 19, no Paço das Artes, mais de 600 projetos realizados nos últimos anos em que Universidade contribuiu diretamente com a sociedade, em uma mostra viva do que significa a extensão.

Na solenidade de abertura, a pró-reitora de Cultura e Extensão, Maria Arminda do Nascimento Arruda, exaltou a reformulação por quais as políticas para extensão passaram recentemente, proporcionando ganhos tanto para a formação dos alunos quanto para a  comunidade como um todo. “A ideia é que possamos construir agentes de cultura, agentes de atuação na sociedade, a partir das bolsas do Aprender com Cultura e Extensão”, explicou Maria Arminda, citando o programa em que estão inseridas as iniciativas apresentadas.

Atualmente, o Aprender com Cultura e Extensão desenvolve 571 projetos e tem 1.200 alunos bolsistas de todas as áreas do conhecimento. Para que as bolsas de R$ 400 mensais com vigência de 12 meses sejam concedidas, é necessário que cada projeto passe por uma comissão avaliadora. “À medida em que as bolsas são concedidas, são semelhantes às de Iniciação Científica, só que voltadas para o campo da cultura e extensão. Portanto, o programa envolve qualificação e julgamento de mérito”, ressaltou a pró-reitora.

O simpósio apresenta, através de painéis, todos os projetos realizados desde 2009. Dessa forma, pode mostrar tanto para o público interno, quanto ao externo à USP, o que de melhor vem sendo produzido na Universidade.

Iniciativas desenvolvidas

Entre as ações apresentadas está o Projeto Santuário, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnica (FMVZ), em que alunos levam à escolas públicas em bairros de baixa renda um teatro educativo para ensinar o cuidado e respeito com seus animais de estimação. Em seguida, uma campanha de castração é feita na região como controle populacional e promoção da saúde dos próprios animais.

Outro projeto de destaque é o Redigir, mantido pelos alunos de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA), no qual o foco é proporcionar aulas de português e redação, mas principalmente, de cultura e cidadania, também a pessoas de baixa renda. As inscrições para novas turmas abrem semestralmente.

O Aprender com Cultura e Extensão desenvolve 571 projetos e tem 1.200 alunos bolsistas de todas as áreas do conhecimento

A professora Glória da Anunciação Alves, orientadora da Semana de Geografia, destaca em seu projeto a articulação entre Universidade e Escola. Criado pelos próprios estudantes de graduação, por este projeto, alunos USP fornecem apoio ao desenvolvimento de ações para o ensino de geografia em escolas públicas. As iniciativas  são posteriormente apresentadas durante a realização de uma Semana.

“Achei muito forte ouvir um aluno dizendo: ‘eu entrei na USP pela porta da frente’. Para esses alunos, muitas vezes, a Universidade parece um sonho distante, e esse projeto quer aproximá-lo daqui”, relata a professora. Segundo Glória, que é docente do do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), são mais de mil crianças participantes da Semana.

Além dos benefícios para a sociedade, há também o crescimento acadêmico e pessoal do aluno que se envolve com os projetos. Luanne de Souza Pires, graduanda do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), acredita que por meio da matemática, e de simples gestos, é possível mudar a vida das pessoas.

“Eu vi que nunca é tarde para aprender. Eles [alunos do projeto] me falavam bastante que conseguiam enxergar tudo de modo diferente e que isso mudou muitas coisas para eles”, relata a estudante, que apresenta o projeto Matemática no contexto da educação e da economia solidária, já no seu terceiro ano de existência.

Premiação

Ao final do evento, serão oferecidas premiações para os destaques de cada grande área do programa. Os alunos do melhor projeto de cada área receberão bolsas de intercâmbio com unidades parceiras para apresentar e desenvover o projeto no exterior. Os segundos lugares de cada área receberão uma distinção honrosa como forma de valorização do projeto. Estes premiados serão escohidos por membros de uma comissão avaliadora, mas o público também participará do julgamento, escolhendo o melhor projeto, independentemente de cada área. O vencedor da votação popular também ganhará uma bolsa de intercâmbio.

“Os alunos participantes dos trabalhos selecionados como melhores terão oportunidade de os apresentarem, com financiamento da Pró-Reitoria, em instituições universitárias do exterior. É a ideia, ao mesmo tempo, da requalificação, da busca permamente pela qualidade e da internacionalização”, pontua a pró-reitora Maria Arminda.

O escritor Ariano Suassuna será o grande homenageado do evento

Para fechar as atividades do simpósio com chave de ouro, no dia 19, às 17h30, o escritor Ariano Suassuna receberá uma homenagem especial da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária em reconhecimento à sua importância no contexto sociocultural braileiro, por meio da contribuição de sua obra para o entendimento da sociedade brasileira na sua expressão mais humana e na riqueza de sua experiência artística e cultural.

Consulte a programação completa no site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. O Paço das Artes fica na Av. da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo, próximo ao Portão 1. O horário de visitação é das 9h às 18h.

(Com informações do USP Online / Fotos: Ernani Coimbra, Cecília Bastos e Divulgação)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.