Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto inaugura seu 16º departamento

Instalado no sétimo andar do Hospital das Clínicas, sua estrutura é formada a partir do Departamento de Clínica Médica e de dois centros de apoio

 23/05/2019 - Publicado há 5 anos
Por
(Da esq. p/ dir, sentados) A diretora da FMRP, Margaret de Castro; o presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago; o reitor Vahan Agopyan, com os docentes do departamento que participaram da cerimônia – Foto: Divulgação

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) conta com mais um departamento, o de Imagens Médicas, Hematologia e Oncologia Clínica.

O novo departamento, que é o 16º da faculdade, está sediado no sétimo andar do Hospital das Clínicas da FMRP e sua estrutura foi nucleada a partir do Departamento de Clínica Médica e de dois centros de apoio da Faculdade, o de Ciências das Imagens e Física Médica e o de Oncologia, que cresceram ao longo dos anos e possuem várias áreas de sobreposição, como a radioterapia e a de radiointervenção.

É composto de 15 professores vinculados à USP, quatro vinculados à Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa) do Hospital das Clínicas da FMRP e um professor titular colaborador sênior.

O departamento é responsável por disciplinas de graduação em vários cursos da faculdade, principalmente na Medicina e na Informática Biomédica, além de estar associado a um programa de pós-graduação acadêmico e a dois mestrados profissionais. Também coordena vários serviços do Hospital das Clínicas em Ribeirão Preto, como o Centro de Imagens, o Centro de Oncologia Clínica e o Hemocentro.

Para a diretora da FMRP, Margaret de Castro, “essa estrutura acadêmica propiciará o desenvolvimento de um projeto acadêmico que permita o crescimento e amadurecimento dessas áreas de conhecimento”.

Participaram da cerimônia de inauguração das dependências do novo departamento o reitor da USP, Vahan Agopyan; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e ex-reitor, Marco Antonio Zago; o superintendente do Hospital das Clínicas da FMRP, Benedito Carlos Maciel; e o coordenador do Centro de Terapia Celular (CTC), Dimas Tadeu Covas.

A sede do 16º departamento da faculdade fica no sétimo andar do Hospital das Clínicas da FMRP – Foto: Divulgação

(Com informações da Divisão de Comunicação da Superintendência de Comunicação Social – Polo Ribeirão Preto)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.