Antioxidante natural conservou melhor carne de cordeiro

Pesquisa elabora extrato de orégano em substituição ao conservante químico mais utilizado pela indústria alimentícia. Os resultados mostraram que, na carne de cordeiro, o extrato natural conservou melhor e por mais tempo.

31/08/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 30/03/2020 as 17:37

Pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo desenvolveram um extrato de orégano como alternativa natural de conservação de hambúrgueres feitos com carne de cordeiro. A pesquisa de Rafaella Paseto e equipe mostrou que o extrato desse tempero substitui bem o conservante químico mais usado pela indústria alimentícia: o eritorbato de sódio.

Alternativa Natural

O estudo, publicado na Revista Food Chemistry, em abril de 2017, aponta que o extrato natural chegou a apresentar concentrações 15 vezes maiores de “estabilidade oxidativa” em comparação ao antioxidante sintético. Isto é: aumentou o prazo de validade do produto e diminuiu a descoloração da carne – uma das etapas do processo de oxidação lipídica.

Além do incentivo ao uso de produtos mais saudáveis, Paseto, que é primeira autora do artigo, conta que utilizou partes menos nobres da carne de cordeiro, buscando estimular a ovinocultura e o maior aproveitamento da carne.

Produção: Núcleo de Divulgação Científica
Reportagem: Tabita Said, Fabiana Mariz. Edição: Isabella Yoshimura e Alan Petrillo.