Especialista analisa relação entre agrotóxico e saúde pública

O programa Ambiente é o Meio desta quarta-feira (13) conversa com o biólogo Fernando Ferreira Carneiro sobre agrotóxicos e saúde pública.

 13/03/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 28/04/2020 as 13:35

O programa “Ambiente é o Meio” desta quarta-feira, 13 de março, fala sobre agrotóxicos e saúde pública com o biólogo Fernando Ferreira Carneiro. Especialista em saúde ambiental, Carneiro conta que existem evidências de que os agrotóxicos já existiam na China antiga. Lá, “a população que produzia seus alimentos já em larga escala tinha a preocupação de manter a conservação das sementes e combater os insetos que estavam se proliferando”.

Naquela época, comenta Carneiro, os homens já lançavam mão de substâncias para o controle de pragas, mas “eram substâncias obtidas no próprio ambiente, diferente do que é hoje”.

Ambiente É o Meio é uma produção da Rádio USP Ribeirão Preto em parceria com professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Programa USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP.

Sintonize Ambiente É o Meio em 107,9 MHz na Rádio USP Ribeirão ou em 93,7 MHz na Rádio USP São Paulo, todas as quartas-feiras, a partir das 13 horas. Reprise aos domingos, às 17h30, nas duas emissoras.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.