USP está entre as 50 melhores do mundo em nove cursos

A avaliação é do ranking britânico QS World University by Subject, divulgado pela consultoria Quacquarelli Symonds

26/02/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 10/12/2019 as 14:25

Praça do Relógio – Imagem: SCS/USP

O QS World University Ranking by Subject divulgado hoje, dia 26 de fevereiro, classificou a USP entre as melhores universidades do mundo em 39 das 48 áreas específicas avaliadas.

A Universidade se destacou em nove áreas, sendo classificada entre as 50 melhores: Odontologia (20ª posição); Ciências do Esporte (27ª); Línguas Modernas (30ª); Engenharia de Minérios e Minas (33ª); Geografia (42ª); Arquitetura (44ª); Direito (45ª); Engenharia Civil (45ª); e Agricultura e Silvicultura (49ª).

Em 19 áreas específicas a USP ficou entre a 51ª e a 100ª posição; em outras nove áreas, entre as 150 melhores; e, em duas, entre as 200 melhores.

As 48 áreas específicas são agrupadas em cinco grande áreas. Nessa classificação geral, a Universidade subiu posições em relação ao ano passado e foi classificada entre as 100 melhores do mundo nas cinco grandes áreas. Em Artes e Humanidades, a USP está na 76ª posição; em Engenharia e Tecnologia, na 89ª posição; em Ciências da Vida e Medicina, na 93ª; em Ciências Naturais, na 71ª; e em Ciências Sociais e Administração, na 69ª posição.

Publicado desde 2011 pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa especializada em instituições de ensino superior, o ranking avaliou as universidades de acordo com quatro indicadores (reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações científicas e índice H), adaptados de acordo com área específica.
.