Mostra do Cinema da USP expõe a diversidade de filmes nacionais

De 25 de fevereiro a 24 de março, evento vai apresentar 21 produções de diferentes gêneros

22/02/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 04/07/2019 as 9:18
Bingo: O Rei das Manhãs, dirigido por Daniel Rezende, é um dos destaques da mostra Novíssimo Cinema Brasileiro – Foto: Reprodução / Cinusp

Conhecida como uma das mostras mais tradicionais do Cinema Paulo Emílio da USP (Cinusp), Novíssimo Cinema Brasileiro chega à sua oitava edição, que explora a rica variedade da cinematografia brasileira atual. Com 21 filmes que perpassam os mais diversos temas, ela fica em cartaz a partir desta segunda-feira, dia 25, até 24 de março.

As exibições vão ocorrer de segunda a sexta-feira, em sessões às 16h e às 19 horas, na Cidade Universitária, e nos finais de semana, às 18h e às 20 horas, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP, na Vila Buarque, região central de São Paulo.

Baronesa, dirigido por Juliana Antunes, é uma das produções presentes na mostra do Cinusp – Foto: Reprodução / Cinusp

Diversidade é a palavra-chave para entender a mostra Novíssimo Cinema Brasileiro deste ano. Serão apresentados filmes de diferentes gêneros, desde o terror até documentários. “Buscamos trazer filmes que de alguma forma impactaram o cinema recente brasileiro”, comenta Luis Henrique dos Santos, um dos curadores da mostra. “Não nos preocupamos em traçar uma linha temática ou procurar tendências que os englobem.”

Coincidente com o início das aulas, a mostra será responsável pelo primeiro contato dos calouros da USP com o Cinusp. Segundo Santos, esse fator foi significativo para a seleção das obras, já que os alunos constituem parte considerável do público do Cinusp. “Nós poderíamos muito bem recepcioná-los passando apenas os filmes mais populares, mas acreditamos que essas obras têm a cara do que o Cinusp legitimamente é”, complementa.

Arábia, filme dirigido por Affonso Uchoa e João Dumans – Foto: Reprodução / Cinusp

A forte presença de obras que não foram produzidas no eixo Rio-São Paulo também chama a atenção na mostra. A cidade de Contagem, nos arredores de Belo Horizonte, em Minas Gerais, por exemplo, é representada por três filmes. Esse fato reflete um aspecto que já se evidencia na produção do cinema nacional há alguns anos, e continua se fortalecendo cada vez mais, de acordo com o curador Luis Henrique dos Santos. Ele conta ainda que o predomínio desses filmes não foi algo planejado pelos curadores, e inclusive os filmes da mostra mais premiados são justamente os que fogem daquele eixo.

Selecionado pelo Festival de Roterdã e ganhador de diversos prêmios no Festival de Brasília, o longa Arábia, rodado em Minas Gerais, é um bom exemplo do que a mostra do Cinusp pretende. O filme conta a história de André, um jovem morador de Ouro Preto, que encontra o diário de um operário metalúrgico que sofreu um acidente. Através das memórias ali escritas, o filme propõe reflexões sobre as condições de vida de trabalhadores marginalizados.

Bingo: O Rei das Manhãs é um dos principais destaques da mostra. Lançado em agosto de 2017, essa comédia dramática traz a figura icônica do palhaço Bozo, interpretado por Vladimir Brichta. As frustrações por jamais ser reconhecido pelos fãs por estar sempre fantasiado, ao mesmo tempo em que vive um dos personagens mais famosos do País, subverte o imaginário infantil dos anos 1980.

Na mostra, o público do Cinusp terá também a oportunidade de assistir à pré-estreia de filmes como o documentário Eleições, dirigido por Alice Riff. Focado na juventude brasileira, ao observar as eleições do grêmio estudantil de uma escola estadual em São Paulo o filme expõe como os estudantes têm se organizando politicamente em torno de suas vivências. A sessão de pré-estreia acontecerá no dia 8 de março. Após a exibição haverá debate com a presença da diretora e parte do elenco.

A mostra Novíssimo Cinema Brasileiro, do Cinema Paulo Emílio da USP (Cinusp), acontece de 25 de fevereiro a 24 de março. As sessões ocorrem de segunda a sexta-feira, às 16 e às 19 horas, no Cinusp (Rua do Anfiteatro, 181, Colmeias, Favo 4, na Cidade Universitária, em São Paulo),  e aos sábados e domingos, às 18 e às 20 horas, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP (Rua Maria Antonia, 258, na Vila Buarque, em São Paulo). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-3540. A programação completa da mostra está disponível no site do Cinusp.

.