A USP está elaborando alterações na metodologia de cálculo da tabela de frete mínimo, que foi criada de maneira rápida, em razão da greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio de 2018. Um grupo da Universidade pretende reduzir as distorções da atual tabela a pedido da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. O engenheiro e coordenador técnico do grupo Esalq-LOG, Thiago Guilherme Péra, explica o trabalho que está sendo desenvolvido. O professor sênior da Poli USP, Nicolau Gualda, coordenador do Laboratório de Planejamento e Operações de Transportes, também se pronuncia a respeito do tema.
Estamos compartilhando o link para o Questionário para Coleta de Dados para a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, promovido pelo Grupo Esalq-LOG e ANTT, objetivando coletar informações para compor os indicadores técnicos e operacionais do custo operacional total na formulação do piso mínimo de frete no transporte rodoviário de cargas. É importante destacar que a divulgação dessas informações não terá caráter de atualização do RNTRC. Link para o questionário: https://goo.gl/forms/
As informações coletadas nesse questionário serão sigilosas e em nenhum momento serão divulgadas, identificando nominalmente os entrevistados. O tempo estimado de resposta é de 15 a 22 minutos. É possível realizar a divulgação dos dados em versões de planilhas ou demais documentos. Encaminhe tais informações para o seguinte endereço eletrônico: esalqlog@esalqlog.esalq.usp.br