Morre o professor de economia da USP, Milton de Abreu Campanario

O pesquisador da FEA atuava nas áreas de economia e gestão da inovação e economia industrial

24/01/2019 - Publicado há 5 anos

Morreu no dia 21 de janeiro o professor aposentado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, Milton de Abreu Campanario. Formado em Economia na USP, cursou mestrado na Universidade de Harvard e doutorado na Universidade Cornell, ambas nos Estados Unidos.

Campanario foi fundador e primeiro presidente do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/Ipen. Era pesquisador do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da USP. De 1978 a 2006, presidiu o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), onde liderou a criação de quatro mestrados profissionais tecnológicos, os primeiros do País. De 1998 a 2000, foi secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.

Sua produção científica tem foco nas áreas de economia e gestão da inovação e economia industrial. Lecionava História do Pensamento Econômico, Microeconomia e Teoria do Desenvolvimento Econômico.

Neste mês, Campanario publicou no Jornal da USP o artigo Crianças descartadas, sobre violência no Brasil e direitos reprodutivos.

O professor tinha Esclerose Lateral Amiotrófica, mesma doença do físico Stephen Hawking. Em depoimento ao blog Morte sem Tabu, da Folha de S. Paulo, ele fala sobre ortotanásia e o direito sobre o corpo.

Milton Campanario foi velado e cremado em São Paulo, no dia 22 de janeiro.