Doenças não conhecidas revelam novidades sobre cérebro e visão

Especialista faz conexão entre desenhos feitos por Leonardo da Vinci e mecanismos compreendidos recentemente

 12/12/2018 - Publicado há 5 anos

 

 

Logo da Rádio USP

Na coluna Fique de Olho desta semana, o professor Eduardo Rocha fala dos novos conceitos sobre o funcionamento do cérebro e da visão através de doenças antes não conhecidas.

Segundo o professor Rocha, “como se não fosse suficientemente complexa a visão e seus avanços, reconhecidos inclusive três vezes no Prêmio Nobel, é possível observar que o bom entendimento desse complexo mecanismo é capaz de ajudar a compreender o funcionamento da consciência, cérebro e raciocínio”.

Rocha diz que, a partir dos desenhos feitos por Leonardo da Vinci na Renascença e dos mecanismos compreendidos até recentemente, “dá para entender que uma imagem captada pelos olhos seria tornada consciente e a sua interpretação feita de forma automática. Dessa maneira, nós teríamos um processo extremamente rápido e concentrado nas vias ópticas que ligam os olhos ao cérebro e que, de fato, existem anatomicamente e assim funcionam”.

Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.