Imigração europeia tem influência no capital humano de Estados brasileiros

Chegada de europeus em Estados como São Paulo foi relevante para o capital humano encontrado atualmente

 21/11/2018 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi comenta sobre o capital humano no Brasil. De acordo com o professor, existe uma grande diferença entre as regiões do País. “Essas diferenças se devem aos fatores históricos e existem estudos que mostram que o processo de imigração de europeus para São Paulo é muito relevante para a região até hoje.”

Ainda segundo o professor, os estudos mostram que chegaram muitos imigrantes em São Paulo e no Sul do País, e algumas colônias tiveram suas vindas promovidas pelo Estado. “Esses imigrantes tinham nível estudantil alto, com menor índice de analfabetismo, e até hoje esses locais que os receberam têm escolaridade melhor que os demais Estados.”

Nakabashi ainda destaca que a persistência na imigração ao longo do tempo teve efeitos importantes. “A política na chegada de imigrantes teve boas influências até hoje na formação de capital humano nessas regiões e no Estado de São Paulo.”  

Ouça no link acima a íntegra da coluna Reflexão Econômica.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.