“A FEA pode ser protagonista, influenciando mudanças”, afirma diretor

Fábio Frezatti e José Antonio Mazzon, novo vice-diretor, tomaram posse em cerimônia realizada no dia 17/10

18/10/2018 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 18/12/2018 as 13:56
Fábio Frezatti (à esquerda), o novo diretor da FEA, e Adalberto Américo Fischmann, que foi o dirigente da Unidade no período de 2014 a 2018, na transmissão das vestes talares – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

“Para entregar uma Unidade melhor, precisamos pensar em mudanças”. Assim o novo diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Fábio Frezatti, iniciou o discurso na cerimônia de sua posse e do novo vice-diretor, José Antonio Mazzon, realizada no dia 17 de outubro, no auditório da Faculdade.

“O Brasil atravessa um momento de grande dificuldade e as tensões e incertezas são inúmeras. Não estamos isolados, nem protegidos, ao contrário somos diretamente afetados por um mundo com escassez de ética, de lideranças inspiradoras e de recursos. Enfrentamos desafios que demandam respostas em prazo curto, com alto grau de risco. É aí que a FEA pode ser protagonista, influenciando mudanças, trazendo inovação e contribuindo para o aumento do emprego e do desenvolvimento social e econômico do país, perante os olhares da Administração, da Economia, da Contabilidade e da Atuária”, afirmou Frezatti.

O reitor da USP, Vahan Agopyan, destacou a responsabilidade dos novos gestores para manter a excelência de uma instituição como a FEA, reconhecida nacional e internacionalmente. “Essa é uma tarefa complexa, que exige desafios cada vez maiores e indicadores cada vez mais precisos”, afirmou.

Agopyan também ressaltou a atuação da Faculdade para contribuir na “superação dos obstáculos enfrentados pela Universidade nos últimos anos”. “Essa seriedade de nossos dirigentes é que nos dá, a mim e ao professor Antonio Carlos Hernandes [vice-reitor da USP], a tranquilidade para a condução de nossas atividades. A dedicação do corpo docente, de funcionários e de alunos é a riqueza da Universidade”, considerou.

Na cerimônia, também foi descerrado o quadro do ex-diretor da Unidade, na gestão de 2014 a 2018, Adalberto Américo Fischmann, que passará a integrar a Galeria de Diretores.

O encerramento do evento foi marcado pela apresentação musical do trio Cumbucado, formado por Paulla Zeferino (canto e percussão), Kesia Passos (clarinete) e Gabriel Fariani (acordeon), todos alunos do Laboratório de Música de Câmara do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

(Da esq. p/ dir.) O secretário-geral da USP, Pedro Vitoriano de Oliveira; o professor Adalberto Fischmann; o novo vice-diretor da FEA, José Afonso Mazzon; o reitor Vahan Agopyan; e o novo diretor Fábio Frezatti – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Quem são

Fábio Frezatti é graduado em Administração de Empresas pela USP. Realizou mestrado em Administração, doutorado e livre-docência em Controladoria e Contabilidade, todos pela USP. Fez Pós-Doutorado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Em 2009, tornou-se professor titular do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA. Foi o primeiro diretor-presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Atua na linha de pesquisa Controladoria e Contabilidade, com projetos nas áreas de planejamento empresarial, valor da empresa, empresas familiares, avaliação de desempenho e controle gerencial.

Chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA por dois períodos (de 2006 a 2008 e de 2008 a 2010), Frezatti também foi coordenador, por duas vezes, do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA.  Antes de 1996, ocupou posições de gerência e diretoria em empresas predominantemente multinacionais.

O vice-diretor eleito da FEA, José Afonso Mazzon, é graduado em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Na FEA, defendeu mestrado e doutorado em Administração. Fez pós-doutorado na França, no Conservatório Nacional de Artes e Ofícios. Em 2004, defendeu a livre-docência na FEA e, em 2012, tornou-se professor titular do Departamento de Administração.

Tem como focos de pesquisa a modelagem do comportamento do consumidor, atuando em marketing de inteligência artificial, inteligência de negócios, gerenciamento do relacionamento com o consumidor, pesquisa de marketing e análise estatística multivariada aplicada a marketing. Foi responsável pela criação do curso de graduação em Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Atua também em marketing social, incluindo a avaliação de programas sociais e governamentais.

A apresentação do trio Cumbucado, formado por alunos da ECA, marcou o encerramento da cerimônia – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens