Mentiras na rede social podem influenciar jovens de maneira negativa

Luli Radfahrer afimar que, ao se ter opiniões vindas de todos os lados, o conhecimento fica relativizado

 12/10/2018 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 16/10/2018 as 11:03

Mitos e mentiras na rede social são os temas abordados na edição de hoje pelo professor Luli Radfahrer. É o caso da afirmação que a Terra é plana. Essa e muitas outras teorias da conspiração bizarras andam circulando pela internet sem critério nenhum de veracidade.

Para Radfahrer, o problema dessas mentiras é quando elas são pequenas, como o que causa uma gripe, como se comportar em um ambiente social, como tratar uma pessoa de determinada condição. “Quando se tem opiniões vindas de todos os lados na rede social,o conhecimento fica relativizado, e não se lembra mais de onde veio a informação verdadeira. Os jovens hoje têm um aprendizado muito misturado, de várias fontes, algumas reais e outras fictícias. Isso traz consequências sérias, porque, quando não se tem a verdade bem determinada, acaba-se espalhando um preconceito, acabando por contaminar toda a sociedade”, analisa.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Datacracia.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.