Política Nacional de Saúde Mental é mais um suporte na prevenção de suicídios

Programa conta com estratégias e diretrizes para dar assistência a pessoas que precisem de tratamentos mentais e cuidados específicos

 10/09/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 12/09/2018 as 17:53
Por
Logo da Rádio USP

No mês da prevenção ao suicídio, o boletim Pílula Farmacêutica traz informações sobre o projeto de Política Nacional de Saúde Mental. A política é voltada a pessoas com transtornos mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno afetivo-bipolar e também pessoas dependentes de álcool e drogas.

Pacientes que apresentam transtornos causados pelo uso de álcool e drogas são atendidos pela  Rede de Atenção Psicossocial (Raps), que incluem serviços como o Caps (Centros de Atenção Psicossocial) Foto: Pixabay

Os pacientes que apresentam esses transtornos são atendidos pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps), que incluem serviços como o Caps (Centros de Atenção Psicossocial) destinados a  pessoas com sofrimento ou transtorno mental, além daquelas que tiveram esses transtornos causados pelo uso de álcool e drogas.

O Caps é dividido em alguns modelos. Os Caps I, presente em cidades com pelo menos 15 mil habitantes, e o II, em cidades com pelo menos 70 mil habitantes. Ambos atendem pessoas de todas as faixas etárias que possuam transtornos mentais graves e persistentes.  Existe ainda o Caps III, presente em cidades com pelo menos 150 mil habitantes. Pode acontecer de não existir o projeto em determinada localidade, por isso o paciente precisa procurar alguma cidade da região que possua.

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana. Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.

Pacientes que apresentam transtornos causados pelo uso de álcool e drogas são atendidos pela  Rede de Atenção Psicossocial (Raps), que incluem serviços como o Caps (Centros de Atenção Psicossocial)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.