Obesidade contribui para o desenvolvimento de problemas renais

A interferência pode ocorrer tanto no aspecto estrutural quanto no quesito funcional dos rins

 04/09/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

A relação entre obesidade e problemas renais está cada vez mais em evidência. A epidemia, por si só, pode afetar diretamente os órgãos responsáveis, entre outras coisas, por eliminar toxinas do sangue através de um sistema de filtração.

Ademais, trata-se de um fator de risco para enfermidades como hipertensão e diabete, as quais, ao longo do tempo, causam danos aos rins.

O doutor Marcio Mancini, chefe do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica da Disciplina de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, fala sobre determinadas questões relacionadas aos rins e como observa a associação entre obesidade e diálise.

“Está cada vez mais comum problemas renais levando à necessidade de diálise por causa do excesso de peso”, diz.

Ouça, no link acima, o conteúdo completo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.