Surto de sarampo alerta sobre a importância da vacinação

Só em 2018, 2.472 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

 16/08/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP
Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo – Centro de Saúde Barão Geraldo – Foto: Carlos Bassan via Fotos Públicas / CC BY-NC 2.0

O sarampo teve sua circulação eliminada no Brasil. Mesmo assim, a região Norte do País tem sofrido com um surto da doença, reintroduzida pela circulação do vírus no mundo. A professora de moléstias infecciosas e parasitárias da Faculdade de Medicina da USP, Marta Heloisa Lopes, explica a importância de se manter altas coberturas de vacinação da população: “Nós temos que manter uma vigilância muito importante nos países onde ele já foi eliminado”.

Para o professor de Epidemiologia Eliseu Alves Waldman, da Faculdade de Saúde Pública da USP, a importância da vacinação não é apenas para crianças, mas também adultos jovens. Pelo fato de a doença ter sido eliminada nos últimos 20 anos, há adultos vulneráveis que não tiveram contato com o vírus. “Eles não tinham estímulo do seu sistema imune em relação ao vírus do sarampo.”

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo será realizada, neste ano, entre 6 e 31 de agosto e atenderá a crianças com idade entre 1 e 5 anos incompletos.

Ouça no link acima a íntegra da entrevista.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.