Demência afeta mais mulheres que homens

Isso pode estar relacionado ao fato delas viverem mais; a boa notícia é que existem fatores protetivos

 17/08/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

Quanto mais velho você é, maior a propensão de desenvolver demência. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, as mulheres estão mais sujeitas a desenvolver a doença, pois vivem mais.

Segundo dados da OMS, divulgados em 2016, no mundo a expectativa de vida dos homens é de 69,1 anos; já as mulheres vivem, em média, 73,8 anos. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres vivem, em média, 79,1 anos, quase sete anos a mais que os homens, que vivem 71,9 anos.

Foto: via Pixabay

O professor Vitor Tumas, do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, explica que tanto o Alzheimer como o Parkinson estão associados ao envelhecimento. “O homem tem predisposição para  desenvolver o Parkinson. Já a mulher tem mais chance de desenvolver o Alzheimer, pois existem vários fatores de risco que podem fazer parte desse processo, como, por exemplo, os hormônios femininos, que, de alguma forma, podem interferir no sistema nervoso, e outros fatores como a genética e fatores ambientais que também interferem.”

O professor lembra que não tem como prevenir o envelhecimento. “Não existe ainda algo que possamos fazer para prevenir a demência, mas existem fatores protetivos, como “cuidar da saúde, fazer atividade física e promover o desenvolvimento intelectual, social e cultural”.

Tumas diz ainda que a reserva cognitiva do indivíduo, que é a capacidade intelectual adquirida durante a vida, também pode ser uma fonte protetiva. “O indivíduo que tem menor reserva cognitiva tem maior chance de ter demência.”

Ouça a entrevista no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.