Ribeirão Preto sedia o “Festival Fiato al Brasile”

De 10 a 17 de agosto, campus da USP sedia evento musical realizado em parceria com instituição da Itália

10/08/2018 - Publicado há 6 anos
Evento ocorre anualmente desde 2016 – Foto: Vinicius Barros / Alma

Desta sexta-feira, dia 10, até 17 de agosto, Ribeirão Preto recebe a terceira edição do Festival Fiato al Brasile. O festival faz parte do projeto de intercâmbio cultural entre a Academia Livre de Música e Artes (Alma), em São Paulo, em parceria com o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e com a Escola Municipal Giuseppe Sarti, de Faenza, na Itália. O evento é realizado anualmente em duas etapas, uma na cidade de Faenza, na Itália, e outra em Ribeirão Preto.

O Fiato al Brasile surgiu de uma relação próxima entre o saxofonista italiano Silvio Zalambani, de Faenza, e alunos do curso de Música da USP em Ribeirão Preto, em 2011. Em 2015 essa proximidade resultou numa parceria da FFCLRP com a Scuola Giuseppe Sarti, em Faenza, e a Alma.

A partir de ideias de Zalambani, Donato D’Antônio, também de Faenza, Cristina Emboaba, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), José Gustavo Julião de Camargo, da FFCLRP, e Lucas Galon, da Alma, o festival tem versões no Brasil desde 2016.

Programa da 3ª edição

Festival reúne grupos da Itália e do Brasil – Foto: Vinicius Barros / Alma

A abertura do festival acontece às 20h30 desta sexta-feira, dia 10, no Teatro do Campus, com entrada gratuita. A apresentação é em comemoração ao Jubileu de Safira da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. No programa, récita da ópera La Serva Padrona, de Giovanni Pergolesi, regida por Lucas Eduardo da Silva Galon. Como solistas, participarão o barítono do Alla Scala de Milão, Davide Rocca, e a soprano Yuka de Almeida Prado, professora do Departamento de Música da FFCLRP.

Além da apresentação de abertura, o Teatro do Campus vai receber neste sábado, dia 11, também às 20h30, o espetáculo O Canto da Alma, dirigido por Snizhana Drahan. Dia 12, às 19 horas, a apresentação será da Datz Jazz Band. De 13 a 16, às 20h30, os espetáculos ocorrerão na Sala de Concertos da Tulha. No dia 15, às 12h30, haverá o concerto da Camerata Alma, com Reginaldo Nascimento.

No dia 17, o evento será no Theatro Pedro II e a programação começará às 12h30 com o recital do Ensemble de Flautas e Clarinetes e do Grupo de Cordas do Fiato al Brasile, dirigido por Rafael Fortaleza. A apresentação de encerramento incluirá um concerto de gala da Orquestra Sinfônica do Festival Fiato al Brasile e do Coro Acadêmico infantil e jovem do grupo Alma.

As atividades são gratuitas, abertas ao público e sem necessidade de inscrição. A programação completa está disponível no site do Grupo ALMA e no facebook.

O Teatro do Campus e a Sala de Concertos da Tulha ficam no campus da USP em Ribeirão Preto e o Theatro Pedro II, na Rua Álvares Cabral, 370, centro, em Ribeirão Preto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3315-0102.