Processo de desenvolvimento de novos fármacos é tema de evento on-line

A palestra, dia 10 de dezembro, às 14h, é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

 08/12/2021 - Publicado há 2 anos
Por

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP realiza, no dia 10 de dezembro, às 14h, a palestra Conceitos e aplicações de estratégias utilizadas na etapa Hit to Lead (H2L) do processo de desenvolvimento de novos fármacos, com Suzane Quintana Gomes, doutoranda do PPGQ e orientada pelo professor Carlos Henrique Tomich, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). 

O processo de descoberta de novos fármacos envolve várias etapas de pesquisa e desenvolvimento, que podem ser divididas em duas grandes etapas: a descoberta de fármacos (drug discovery), que envolve a identificação e validação de alvos biológicos, triagem de compostos hits, processos de otimização de compostos hits e líderes e seleção do composto candidato para os testes pré-clínicos; e o desenvolvimento de fármacos (drug development), que inclui os testes pré-clínicos, ensaios clínicos e aprovação em agências regulatórias. 

Nesse sentido, serão apresentados alguns conceitos químicos e farmacológicos, além de alguns exemplos da etapa de otimização de compostos hits, conhecida como etapa Hit to Lead (H2L), sendo demonstrado que, durante este processo, o químico medicinal tem a função de refinar uma série de compostos com o objetivo de melhorar a sua potência e seletividade e, em alguns casos, examinar preliminarmente seu comportamento in vivo

Não será necessário realizar inscrição prévia. Caso seja necessário comprovante de participação, solicitar após o término do evento ou na Secretaria do Departamento de Química. 

Os alunos do PPGQ devem acessar o evento por aqui. Os demais podem acessar por aqui. 

Para mais informações: dq-pg-quimica@ffclrp.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.