Quase metade da água captada no Brasil é desperdiçada

Número alcança os 40%, gerado por ligações clandestinas e vazamentos

 09/08/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

A disponibilidade de água no planeta é finita e um dos recursos naturais mais importantes para a vida na Terra. Por isso, ela precisa ser usada de forma consciente. O uso irracional da água já está causando danos no planeta, principalmente nos períodos de seca.

Segundo dados da EOS Organização e Sistemas, no País 72% da vazão consumida vai para a agricultura, 11% são para o consumo animal, 9% para o abastecimento urbano, 7% para uso industrial e 1% para abastecimento humano rural. Mas essa distribuição tem um agravante, o desperdício que no Brasil chega a quase 40% do que é captado. Nessa porcentagem estão incluídas as ligações clandestinas, os vazamentos, os roubos e falhas na medição.

Lineu Andrade de Almeida, diretor técnico do Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto comentou que Ribeirão Preto não corre o risco de uma crise hídrica no momento, por conta de se situar em cima do Aquífero Guarani e que o departamento tenta conscientizar para o uso correto da água na população para a cidade não enfrentar problemas no futuro.

Ouça a íntegra da entrevista no link acima


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.