USP integra o Laboratório Educacional Mundial do MIT

O laboratório é composto por universidades, ONGs e empresas que lidam com os desafios globais na área da educação

01/08/2018 - Publicado há 6 anos
Foto: Divulgação

A USP agora integra o grupo de universidades, empresas e ONGs que compõem o Laboratório de Educação Mundial Abdul Latif Jameel (J-WEL) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês). Lançado em maio do ano passado, o Laboratório promove a excelência e a transformação na educação mundial em diversos níveis – educação básica, educação superior e educação continuada. A USP faz parte do grupo da Educação Superior Colaborativa, liderado pelo professor Hazel Silve.

“A Universidade juntou-se ao J-WEL por causa da longa história de excelência do MIT e das oportunidades que surgem ao integrar um programa colaborativo global cujo objetivo é enfrentar o grande desafio de melhorar a educação”, explica o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.

Além da USP, também passaram a fazer parte do Laboratório a Universidade Ahmadu Bello (Nigéria), a Universidade Covenant (Nigéria), a Universidade Seikei (Japão), a Universidade dos Andes (Colômbia), a Universidade Mayor (Chile) e a Universidade das Bahamas.

O foco principal da USP dentro do J-WEL é o estudo e planejamento de políticas e estruturas para uma melhor integração do aprendizado presencial e on-line. Além das experiências de salas de aula invertidas, desenvolvimento de MOOCs e pesquisas em pedagogia on-line, que já estão em andamento, as próximas iniciativas devem englobar a reformulação de currículos e a experimentação de Pós-Graduação, com programas semelhantes aos MicroMasters do MIT.

O J-WEL é uma iniciativa do MIT e da Comunidade Jameel – uma organização de empresas sociais fundada pelo ex-aluno do MIT, Mohammed Jameel, e dedicada a apoiar a sustentabilidade social e econômica em todo o Oriente Médio.

As instituições que participam do J-WEL trabalham em parceria com o corpo docente e a equipe do MIT para lidar com oportunidades globais de mudança progressiva na educação, por meio de colaborações presenciais e a distância, workshops, pesquisas e eventos para compartilhamento de informações.