Princesa Mako do Japão visita Museu de Zoologia

A visita faz parte das comemorações pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil

25/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 30/07/2018 as 16:13

A princesa japonesa Mako, filha mais velha do príncipe Akishino e da princesa Kiko, visitou o Museu de Zoologia da USP na manhã desta terça-feira, dia 24 de julho, e foi recebida pelo reitor Vahan Agopyan e pelo diretor do Museu, Mário César Cardoso de Pinna.

Os dirigentes acompanharam a princesa pelas instalações do Museu e mostraram parte da coleção de 13 milhões de exemplares, um dos maiores acervos zoológicos da América Latina. Uma atenção especial foi dada aos itens doados ao Museu em 1978, pelo então príncipe Akihito (atual imperador). Na época foram enviados 45 exemplares de peixes das famílias Clupeidae, Anguillidae, Atherinidae, Leiognathidae, Lateolabracidae, Sparidae, Blenniidae, Triacanthidae e Tetraodontidae, coletados nas províncias japonesas de Chiba e Shizuoka.

Neta do imperador Akihito e da imperatriz Michiko, a princesa Mako é graduada em Arte e Patrimônio Cultural pela Universidade Kokusai Kirisutokyō, e possui mestrado em Museologia pela Universidade de Leicester.

Na comitiva japonesa também estavam o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi. Entre os dirigentes da Universidade que acompanharam a visita estavam o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto; o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat; o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Jr.; o chefe de Gabinete, Gerson Yukio Tomanari; e o vice-diretor do Museu, Marcelo Duarte da Silva.

A última visita da família imperial japonesa à Universidade foi em 2015, quando o príncipe e a princesa Akishino visitaram o prédio da Reitoria e foram recebidos pelo reitor Marco Antonio Zago. O encontro fez parte da celebração pelos 120 anos das relações bilaterais entre Brasil e Japão.

[cycloneslider id=”visita-princesa-mako-mz”]