Cerimônia marca início das atividades da Incubadora Social e Tecnológica

A Incubadora Social e Tecnológica da EACH tem como objetivo dar suporte a projetos de inovação tecnológica e que possam, prioritariamente, beneficiar a população da zona leste da cidade.

06/02/2012 - Publicado há 12 anos
(da esq. para dir.) O reitor João Grandino Rodas, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Francisco Semeghini Neto, o governador Geraldo Alckmin e o diretor da EACH, José Jorge Boueri Filho, na cerimônia que marcou o início das atividades da Incubadora

Uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, no dia 3 de fevereiro, marcou o início das atividades da Incubadora Social e Tecnológica da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), localizada na zona leste de São Paulo. O evento contou com a participação do governador Geraldo Alckmin, do reitor João Grandino Rodas, do secretário de Planejamento  e Desenvolvimento Regional, Julio Francisco Semeghini Neto, e do diretor da EACH, José Jorge Boueri Filho.

A Incubadora Social e Tecnológica da EACH tem como objetivo dar suporte a projetos de inovação tecnológica e que possam, prioritariamente, beneficiar a população da zona leste. O espaço é destinado para que novas empresas se desenvolvam até poderem sobreviver sozinhas no mercado. Além de ampliar a chance de sucesso e a competitividade de novas iniciativas, a implantação da Incubadora possibilitará a criação de novas tecnologias e inovações para a sociedade, o desenvolvimento da ciência e o aumento da geração de empregos qualificados na região. A Incubadora terá capacidade de gerir empresas nas áreas de computação, alta tecnologia, têxtil, saúde, entretenimento, além de serviços públicos. Nesta primeira fase, seis projetos contarão com apoio técnico, administrativo, recursos de infraestrutura e treinamentos sobre como administrar um empreendimento. Mais oito projetos estão programados para receber suporte da Incubadora no segundo semestre deste ano.

Em suas etapas iniciais, o projeto conta com o apoio da EACH – R$ 515.833,58 – e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – R$ 663.552,00. O prédio recém-construído na área da EACH disponibiliza 12 salas para as futuras empresas instaladas, oferecendo os recursos de estrutura física e de comunicação necessários para o desenvolvimento das atividades e também estrutura de secretaria e apoio.

Várias USPs

O diretor da EACH, José Jorge Boueri Filho, deu início à cerimônia destacando o caráter social e inovador da incubadora e agradecendo o apoio conjunto do Governo do Estado e da Reitoria para a consolidação do projeto.

Em seguida, o reitor João Grandino Rodas relembrou que a EACH está prestes a completar dez anos do lançamento de sua pedra fundamental e que “adaptações na estrutura física e acadêmica são necessárias”. Nesse sentido, o reitor ressaltou o andamento de estudos por parte da Escola Politécnica (EP) e da EACH para a implantação de um curso de graduação em Engenharia de Computação, com ênfase em Tecnologia da Informação e Comunicações. A proposta é que o curso possa fazer parte do Vestibular a partir de 2014. “Nossa Universidade é composta por várias USPs. Queremos que a USP Leste não seja apenas mais uma USP, mas sim uma das melhores”, finalizou.

“A Universidade precisa estar onde o povo está”, disse o governador Geraldo Alckmin, parafraseando Milton Nascimento. Segundo ele, “a USP vive um de seus melhores momentos, expandindo com seriedade e qualidade e comprometida com o desenvolvimento social”.

(Foto: Francisco Emolo)