Encontro discute o ensino de cartografia para crianças

De 9 a 12 de julho, em São Paulo, colóquio aborda as diferentes linguagens no mundo contemporâneo

06/07/2018 - Publicado há 6 anos
Imagem: Divulgação / USP

.
De 9 a 12 de julho, o Centro de Difusão Internacional da USP, no campus Cidade Universitária, em São Paulo, recebe o décimo Colóquio de
Cartografia para Crianças e Escolares e o primeiro Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial.

A finalidade dos eventos é resgatar a evolução desta linha de pesquisa ao longo dos anos e em diferentes programas universitários brasileiros, discutindo quais são as demandas para o ensino e aprendizagem de cartografia na educação básica.

O colóquio começou em 1995 e, desde então, passou por uma série de reinvenções. Uma delas é a perspectiva de que o campo de pesquisa nessa área seja cada vez mais interdisciplinar, com grande potencial teórico-metodológico. Neste ano, o tema do colóquio e do encontro é As Diferentes Linguagens no Mundo Contemporâneo.

Foram convidados pesquisadores e professores da Universidade Oxford, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, da Universidade Tecnológica Metropolitana del Estado de Chile, entre outras.

O evento será composto de oito mesas, cada uma seguindo diferente eixo temático: Cartografia Escolar na Formação Docente; Atlas e Tecnologias na Cartografia Escolar e para Crianças; Cartografia Escolar Inclusiva; Representações e as Diferentes Linguagens na Cartografia Escolar; Análise Geoespacial e Tecnologias na Cartografia Escolar; Cartografia e Pensamento Espacial na Educação Infantil e nos Anos Iniciais; Cartografia e Pensamento Espacial no Ensino Fundamental e Médio e Cartografia Temática, o Raciocínio Geográfico e a Cidade.

Alguns dos pesquisadores que estão presentes na programação do evento – Imagem: Divulgação / USP (Clique na imagem para ampliar)

.
A programação se inicia na segunda-feira, 9 de julho, às 7h30, e finaliza na quinta-feira, 12 de julho, às 20h30. Além das mesas de debate, também serão realizados lançamentos de livros, reuniões de grupos de pesquisas e jantar de confraternização.

Segundo a professora Sonia Castellar, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP,  uma das organizadoras do evento, a proposta é reunir pesquisadores nacionais e internacionais que estejam envolvidos com cartografia para que, com o tempo, o Brasil tenha uma linha de pesquisa mais consolidada nesta área. O público-alvo do colóquio são geógrafos que trabalham com cartografia escolar, professores da rede pública, pesquisadores universitários e professores de ensino superior.

O Centro de Difusão Internacional da USP (CDI) está localizado na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, campus Cidade Universitária, em São Paulo.  Para mais informações sobre o evento, e realizar a inscrição, acesse este link.