Aucani apresenta os avanços da internacionalização na Universidade

O “Aucani para a USP” foi realizado no dia 26 de junho, no auditório do Centro de Difusão Internacional

27/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 20/12/2018 as 12:25
O presidente da Aucani, Raul Machado Neto, falou sobre as principais ações da agência nos últimos anos – Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Em um evento aberto que antecedeu a reunião do Conselho Universitário do dia 26 de junho, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) apresentou um balanço de suas ações no período de 2014 a 2017 e os rumos da internacionalização na Universidade.

O presidente da Aucani, Raul Machado Neto, apresentou os setores da agência e suas áreas de atuação e falou sobre as principais mudanças ocorridas nos últimos anos, como o aperfeiçoamento de seus processos internos, a reorganização administrativa, a integração com as Pró-Reitorias, Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), Coordenadoria de Administração Geral (Codage) e Unidades e a ampliação e a capacitação de pessoal para a utilização do sistema corporativo Mundus.

“Nós mandamos e recebemos alunos, trazemos professores, estabelecemos conexões com universidades e laboratórios e, como consequência desse ambiente acadêmico internacional, temos um aumento da diversidade e da qualidade dos nossos relacionamentos. Ao mesmo tempo em que perseguimos a nossa excelência acadêmica, ainda desempenhamos uma importante missão para o Brasil, que é o aumento da densidade acadêmica do País”, explicou Machado.

Outros pontos levantados na apresentação foram: a consolidação de parcerias estratégicas e de redes acadêmicas multilaterais, o reforço na presença da USP na América Latina e o desenvolvimento de iniciativas que capacitem a comunidade uspiana em línguas estrangeiras.

“Para a USP, o objetivo é criar um espaço internacionalizado dentro da Universidade, nos ambientes de ensino e pesquisa, em todos os campi. A internacionalização não é uma finalidade, é uma ferramenta fundamental para garantir a qualidade das nossas atividades-fim”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.

O evento também foi uma oportunidade para os dirigentes conhecerem o prédio do Centro de Difusão Internacional (CDI), onde está instalada a Aucani.