Colunista reflete sobre o drama das crianças imigrantes ilegais nos EUA

Na história da humanidade, o desrespeito à criança tem sido uma constante

 26/06/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Nesta coluna, o professor Ricardo Alexino Ferreira reflete sobre as crianças imigrantes ilegais “enjauladas” pelo governo Trump. “A criança sempre foi um grupo vulnerável na história da humanidade e o entendimento de que ela não é um miniadulto, mas uma categoria humana da infância, é muito recente”, afirma ele.

A Declaração Universal dos Direitos da Criança, promulgada pela ONU, em 1959, e o Estatuto da Criança e do Adolescente, que entrou em vigor no Brasil, em 1990, como recursos de proteção da infância contra violências, são lembrados.

Apesar disso, 152 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos foram submetidos ao trabalho infantil, em 2016, conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
No Brasil, o Sistema de Informação do Ministério da Saúde do Brasil registrou 13 mil casos de estupros contra crianças entre zero e 14 anos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.