A importância do fígado, no “Anatomia Responde”

O professor Luis Fernando Tirapelli explica que o fígado tem a função de receber nutrientes e tem capacidade de se regenerar

 25/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 09/08/2018 as 14:37
Por
Logo da Rádio USP

Na primeira edição do boletim Anatomia Responde desta semana, o professor Luis Fernando Tirapelli fala mais sobre o fígado, órgão que produz a bile, armazenada pela vesícula biliar e liberada no duodeno, facilitando a digestão de lipídios ou gorduras.   

Tirapelli explica que o fígado é constituído por quatro porções denominadas lobos hepáticos, com  função de receber os nutrientes absorvidos pelo intestino por meio dos vasos linfáticos, ou pela sua veia porta. Segundo ele, o fígado tem capacidade de regeneração. “Uma única parte transplantada desse órgão pode salvar a vida de uma pessoa.”

O boletim Anatomia Responde é produzido numa parceria entre as Faculdades de Odontologia (Forp) e de Medicina (FMRP) de Ribeirão Preto da USP, e vai ao ar de segunda e sexta-feira, às 14h30, na USP FM Ribeirão, em 107,9 MHz e USP FM São Paulo, 93,7 MHz.    

Ouça acima, na íntegra, o boletim Anatomia Responde.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.