Mercado energético brasileiro atrai cada vez mais estrangeiros

Para José Goldemberg, o Brasil possui um magnífico sistema de transmissão, mas o problema está na distribuição

 15/06/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

A empresa chinesa que comprou a hidrelétrica de São Simão (GO) anunciou interesse em investir mais no setor de energia. Na coluna Energia, o professor José Goldemberg explica que o setor elétrico brasileiro é muito atraente devido ao nosso sistema interligado de transmissão de energia, pois “quando o sistema é interligado, uma região compensa a outra”.

Ele comenta que a privatização de algumas áreas seria benéfica para o Estado, principalmente quanto à distribuição local. Isso porque os problemas regionais são muito específicos e sobrecarregam o governo federal. Entretanto, o planejamento e a geração de energia devem continuar nas mãos do governo.

Ouça a coluna na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.